A palavra de Deus é um tratado de santidade, da instrução “sejam santos, pois eu sou santo” dada no Levítico à presença das “almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus” na profecia narrada no Apocalipse, pode-se ver que gerações fizeram da santidade seu projeto de vida.

Contudo, observa-se que houve uma época que se pensou que a santidade era alcançável somente para religiosos, tanto, para refutar esse pensamento, o Concílio Vaticano II recordou sobre a “vocação universal à santidade”, e que todos são chamados à perfeição cristã, como pedira Nosso Senhor Jesus Cristo: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Cf. Mt 5, 48).

Neste dia, na Solenidade de Todos os Santos, a Igreja celebra a memória daqueles que, munidos de obediência ao mandato divino, crucificaram suas paixões, e se ofertaram como hóstia viva por amor ao Reino dos Céus. Recordamos suas batalhas, mas sobretudo suas vitórias, e com gratidão os agradecemos pela estrada para o céu indicada por eles. Certos que a igreja gloriosa está unida à igreja militante, peçamos a intercessão de todos os santos para que também nós tenhamos a santidade como meta de vida, e por ela pautemos nossas escolhas. Todos os santos do céu, rogai por nós!