Celebramos hoje, 26 de janeiro, a memória de São Timóteo e São Tito. Discípulos de São Paulo, Timóteo e Tito presidiram as comunidades cristãs da ilha de Éfeso e de Creta com a dedicação digna dos doze apóstolos. Bispos respectivamente, a eles São Paulo dirigiu três cartas.

Além de que lhes foram confiadas grandes missões para a transmissão da fé, sobre os dois pouco se sabe. De São Timóteo é conhecido que ele era natural de Listra, filho de pai pagão e de mãe judia-cristã, que “era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icóneo” (At 16, 2), e foi companheiro de São Paulo em muitas de suas viagens.

Já acerca de São Tito, sabemos que ele era grego de nascença, ou seja, pagão, (Gl 2, 3), e que ele teria sido um grande evangelizador dos não-batizados, inclusive teve um papel importante na cidade de Corinto na ausência de São Paulo, que o elogiou como seu “companheiro e colaborador” (2 Cor 8, 23).
Neste dia, a Igreja nos aponta estes dois grandes bispos que nos passos dos apóstolos, ofertaram-se inteiramente à causa da evangelização, não medindo esforços para que a Palavra fosse anunciada e a doutrina preservada. Pela intercessão de São Timóteo e São Tito, peçamos ao Senhor, a graça de também nós, sermos zelosos guardiões da doutrina e que levemos a boa nova do Evangelho onde formos.

São Timóteo e São Tito, rogai por nós!