Celebramos neste dia, 8 de março, a memória de São João de Deus conhecido como o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. Nascido em Évora, Portugal, em 1495, aos oito anos João fugiu de casa e foi para a Espanha, onde vivenciou inúmeras aventuras, após trabalhar como pastor, se tornar soldado, combater em uma batalha e administrar um pequeno negócio de livros, João teve a oportunidade de ouvir o grande santo pregador João de Ávila, o que moveu a sua conversão.

Com arrependimento por causa dos seus erros, sabe-se que João distribuiu seus bens aos pobres e passou a viver de forma penitente, o que assustou os seus conhecidos que o internaram em um hospício, onde ele pôde se deparar com o sofrimento e o tratamento desumano a que muitos pobres e doentes mentais eram submetidos.

Nessa situação adversa, nasceu no coração de João, a vontade de ajudar os sofredores, o que veio a se concretizar anos mais tarde, ao fundar um hospital juntamente com alguns amigos, que constituíram mais tarde a Ordem Hospitalar de São João de Deus. Certa vez, começou um incêndio no hospital onde ele estava e, com muita coragem João de Deus tratou dele mesmo entrar em meio as chamas para resgatar os pacientes e pode salvar muitas vidas. Para espanto de todos, milagrosamente não sofreu nenhuma queimadura.

Acerca de sua morte, conta-se que no momento que ele sentiu que chegara sua hora, ajoelhou-se e exclamou: “Jesus, Jesus, em suas mãos me encomendo”, e em seguida faleceu. Logo após sua morte, muitos foram os testemunhos de milagres alcançados por sua intercessão, o que lhe rendeu sua canonização em 1690.

São João de Deus, rogai por nós