O testemunho dos santos é uma via segura para se chegar a Deus, visto que eles “combateram o bom combate, completaram a carreira e guardaram a fé” (II Tm 4, 7), e “são os sobreviventes da grande tribulação, lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo” (Ap 7, 14).

Portanto, seguir os exemplos dos santos no seguimento de Jesus é indispensável, e algo que é comum na história de todos, sem exceção, é a vida eucarística. Unanimemente, eles vêm a Eucaristia como a antecipação do céu, tendo em vista a íntima união com Nosso Senhor no véu do sacramento, como remédio para as fraquezas e paixões, ou seja, o melhor meio para se chegar à santidade.

Sobre a importância da Eucaristia na nossa caminhada bem nos explicou o nosso saudoso e santo Papa João Paulo II: “a Eucaristia é ápice de toda a nossa vida cristã porque levamos todas as nossas orações e boas obras, alegrias e sofrimentos, e estas modestas ofertas são unidas à oblação perfeita de Cristo e, assim são plenamente santificadas e elevadas até Deus num culto perfeitamente agradável, que nos introduz na intimidade divina”.

Neste dia peçamos a intercessão destes gigantes da fé, para que possamos ter a vida eucarística, de modo que visitar o Santíssimo e recebê-Lo na comunhão faça parte das tarefas do nosso cotidiano que não se pode adiar.