É, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Ele é dividido em 5 tempos litúrgicos: o Advento, o Natal, o Tempo Comum, a Quaresma e a Páscoa.

O Advento inicia o Ano Litúrgico, 4 domingos antes do Natal e compõe-se de 4 semanas e termina no dia 24 de dezembro.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo e a espiritualidade deste tempo nos prepara para a Vinda do Senhor.  O tempo seguinte é o Natal, que tem início no dia 25 de dezembro e vai até à Festa do Batismo de Jesus no dia 7 de janeiro, a cor litúrgica é a branca, e a espiritualidade nos sugere alegria e fraternidade.

Após o Batismo de Jesus vigora o Tempo Comum que acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas, e tem a 2ª Parte que começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento, e a igreja se veste de verde.

Na quarta-feira de Cinzas começa o Ciclo da Páscoa e o tempo da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo da Ressurreição. Neste tempo, a cor litúrgica é roxa que simboliza penitência e conversão.

Na quinta-feira santa, começa a Páscoa que se estende até Pentecostes, com a cor branca. No tempo pascal, o sentimento que nos envolve é alegria pela ressurreição de Cristo.