“A maneira de se fazer bem toda nossa ação é fazê-la na presença de Deus”, assim viveu e nos ensinou o santo que fazemos memória neste dia, 31 de janeiro, São Dom Bosco, aclamado por São João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.

Natural de Turim na Itália, João Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815. Teve uma infância marcada pela pobreza, tanto que só começou a estudar somente aos 16 anos. Jovem de fé, João Bosco ingressa no Seminário de Chieri aos 20 anos e é ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841.

Sacerdote em Turim, Dom Bosco, como era chamado, traz no coração um incômodo em ajudar a juventude, desde sempre tão carente de boas referências, por isso empreende várias obras desde oratórios, à casas tanto masculinas, quanto femininas para acolher os jovens, oferecendo-lhes educação e catequese como prevenção de uma vida de pecados e de desordens sociais.

Contudo, mesmo tendo tantos afazeres, Dom Bosco jamais descuidava da oração, de onde tirava forças e inspirações para as suas missões. Nessa intimidade com Deus, Dom Bosco é visto como o santo dos sonhos de Deus, pois sua vida é marcada por sonhos proféticos que muito significaram a ele, e ainda significam à Igreja, como por exemplo o seu sonho com a barca de Pedro. Nele, Dom Bosco viu uma barca com o Papa dentro, ela estava sendo atacada por embarcações menores que queriam destruí-la, e que na medida em que atiravam se autodestruíam. Contudo a barca estava ancorada em duas colunas, uma mais alta que tinha Jesus Eucarístico no topo com a inscrição “Salvação dos Fiéis”, e a outra um pouco menor, trazia uma imagem da Virgem Maria com o escrito “Auxílio dos Cristãos”.

Aos 73 anos, desgastado pela sua oferta de vida, em 31 de janeiro de 1888, parte em direção à Jerusalém Celeste, deixando-nos providentes fundações em todo mundo. Neste dia, peçamos a intercessão de São João Bosco, para que não meçamos esforços para evangelizar as crianças e a juventude, e como no seu sonho, possamos ancorar nossas vidas em Jesus Eucarístico e em Nossa Senhora.

São João Bosco, rogai por nós!🙏