Celebramos neste dia, 29 de julho, Santa Marta. Irmã do grande amigo de Jesus, Lázaro, e de Maria, sobre Marta se fala 13 vezes nos Evangelhos, afinal sua casa era o local onde Jesus se retirava para descansar. Nesse convívio com Nosso Senhor, pôde servi-Lo, presenciar milagres como a ressurreição de seu irmão, e também ser corrigida, basta nos lembrar da direta reprimenda dirigida por Jesus a ela: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).

Comumente recriminada, Marta se tornou símbolo de agitação e inquietude, contudo, possivelmente foi essa via pela qual Marta se mortificou e alcançou a santidade. Certamente Marta aprendeu a, apesar dos vários afazeres domésticos, permanecer na presença de Jesus, na escuta e na oração, sem deixar que as ocupações tomassem conta de seu coração, mas fez delas, assuntos para dialogar com o Senhor.

Para tanto, neste dia apresentemos ao Senhor por intercessão de Santa Marta, todos que na agitação das tarefas e correria do dia-a-dia tem dificuldades para rezar, para ter intimidade com o Senhor, talvez estas pessoas somos nós ou são aqueles que amamos, até mesmo os religiosos ou membros das pastorais ou dos movimentos, que no afã das obras se deixam levar pelo ativismo pastoral e se esquecem de ter intimidade com o Deus das obras.

Sobre isso nos exorta Dom Orlando Brandes: “Cai-se num círculo-vicioso: ‘enche-se de trabalho e não se tem tempo para o cultivo espiritual e humano’. O ativista esquece que o valor e grandeza da vida não está naquilo que se faz, mas naquilo que se é. Quem faz muitas obras para o Senhor e acaba esquecendo o próprio Senhor por causa das muitas obras, está equivocado”, afirmou o administrador apostólico da Diocese de Limeira (SP).

Neste dia, peçamos a intercessão de Santa Marta para que também aprendamos a priorizar nossa vida interior, e a ver nossas atividades como oportunidades de oração e não como um peso e impedimento para estarmos na presença de Deus. Santa Marta, rogai por nós!