Celebramos neste dia, 3 de fevereiro, o santo que é conhecido por sua intercessão junto a doenças da garganta: São Brás. Nascido em Sebaste na Armênia, no final do século III, Brás dedicou sua juventude a medicina, mas conta-se que em uma determinada fase, o médico se retirou para uma caverna onde viveu uma temporada como os eremitas, dedicando-se a oração, meditação e penitência.
Restabelecido e com fé avivada, retornou para o convívio dos seus e para seus trabalhos, onde passou a atuar não somente com os conhecimentos da profissão, mas com sua fé. Nesta época, o bispo de Sebaste faleceu e o povo ciente da sabedoria e dos bons propósitos de Brás, pediu a ele que se tornasse o novo bispo. Sempre disponível a ajudar as pessoas, aceitou ser ordenado padre e sagrado bispo.
Como bispo, Brás enfrentou duras provações, pois a Igreja neste tempo foi cruelmente perseguida pelo imperador Licínio. Conhecedor da fama de santidade do bispo, o prefeito desejoso de agradar o imperador, o denunciou como sendo cristão. A caminho do seu martírio, uma mãe lhe apresentou uma criança que estava morrendo engasgada, e o bispo, mesmo diante da iminência de sua morte, parou e orou a Nosso Senhor, e a criança imediatamente ficou curada. De uma fé inabalável, Brás sofreu todas as torturas, fiel a Jesus e a Igreja, o que enfureceu o imperador que mandou que ele fosse decapitado.
Com um golpe de espada, a Igreja perdeu um bispo mas ganhou um intercessor no céu. Neste dia, peçamos sua intercessão para que também nós sejamos apaixonados por Jesus e por sua Igreja, e que como São Brás evangelizemos onde formos para que aqueles que passarem por nós sejam tocados pela nossa fé.
São Brás, rogai por nós!
Blogs.